Metabolismo, o segredo para o emagrecimento
O metabolismo é o conjunto de transformações e reações químicas que convertem os nutrientes, as calorias e outras substâncias químicas em energia.
Para mantermos nossas funções vitais (respiração, batimentos cardíacos, temperatura corporal, etc.) nosso organismo necessita de grandes quantidades de energia (60% da energia que produzimos), e é por isso que o metabolismo é uma função vital à sobrevivência.
Entretanto, algo importante a ser frisado é que o processo metabólico não é tão diferente entre um indivíduo e outro, porém sua velocidade, ou o ritmo em que o organismo executará todas as atividades envolvidas nesse processo é algo totalmente particular.
Em outras palavras, diversos fatores influenciam a velocidade do metabolismo, alguns deles são a genética, a idade, sexo, altura,peso, sedentarismo, dentre outros.
E é exatamente por isso que algumas pessoas são naturalmente magras, mesmo que não monitorem a alimentação diária, e outras necessitam maiores esforços e cuidados, engordam com facilidade e apresentam dificuldades em perder peso.
Se você se identifica neste segundo grupo de pessoas, não se desespere. Existe uma série de hábitos e alimentos que se ministrados em conjunto te ajudarão a acelerar o metabolismo e lutar contra a balança de maneira correta e menos arriscada.
ALIMENTOS TERMOGÊNICOS
Os intitulados alimentos termogênicos são aqueles capazes de aumentar a queima de calorias durante a digestão e o processo metabólico.
Alimentos que apresentam substâncias termogênicas têm a capacidade de acelerarem o metabolismo e consequentemente aumentarem a queima de gorduras.
Mas fique atento, esta classe de alimentos também apresenta contraindicações. E antes de dissertarmos sobre eles é importante esclarece-las.
Pessoas com hipertireoidismo apresentam taxas de metabolismo naturalmente muito elevadas, logo, a inclusão de termogênicos na alimentação diária não é recomendada, pois pode levar a perda de massa muscular, o que representa um grande risco ao organismo.
Além disso, hipertensos, crianças, gestantes, pessoas com históricos de enxaquecas, úlceras, alergias e cardiopatias não devem fazer uso excessivo destes alimentos, pois eles podem aumentar a pressão arterial, os níveis de hipoglicemia, causar insônia, nervosismo e taquicardia.
Após as advertências, estaria você se perguntando quais alimentos são esses? A lista é extensa, mas falaremos de alguns dos mais importantes a seguir.
PIMENTA CAIENA (PIMENTA VERMELHA)
Pode acelerar o metabolismo em até 20%. A explicação está em sua capacidade de aumentar a temperatura corporal, fator que influencia diretamente na velocidade das reações metabólicas.
Além disso, este tipo de pimenta ajuda nos processos digestivos e pode limpar a gordura acumulada ou passível de acúmulo nas artérias.
A pimenta caiena pode acelerar o metabolismo em até 20%, e o motivo é a sua capacidade de aumentar a temperatura corporal, tornando o processo mais rápido.
GENGIBRE
Que o gengibre é um grande coadjuvante no emagrecimento nós já sabemos, mas como ele influencia nosso metabolismo?
Assim como a pimenta caiena, o gengibre também acelera o metabolismo em até 20% da taxa normal.
Além disso, pode ser consumido de distintas maneiras, seja cru, refogado, liquidificado com outros alimentos interessantes, tais como aipo, laranja ou qualquer outra fruta, e por fim, da maneira mais tradicional, que é em forma de chá.
O gengibre assim como a pimenta caiena, tem a capacidade de acelerar o metabolismo em até 20% acima de sua taxa normal.
CANELA
A canela aumenta o metabolismo basal e é rica em cálcio, um mineral extremamente importante em processos de emagrecimento. Além de tornar as refeições deliciosas, consumida em conjunto com frutas desempenha um excelente papel no emagrecimento.
A canela é um termogênico capaz de aumentar o metabolismo basal, que nada mais é do que a quantidade de energia que necessitamos, em 24 horas, em situação de repouso permanente e jejum, para que nossas funções vitais sejam realizadas sem comprometer o organismo.
ALIMENTOS RICOS EM ÔMEGA-3
Outro tipo de alimento que aumenta o metabolismo basal. Além disso, sabemos que o ômega-3 possui propriedades anti-inflamatórias, e ajuda a prevenir e tratar doenças cardiovasculares.
Salmão, sardinha, atum, truta, cavalinha, arenque, tilápia, anchova, bacalhau, além de mariscos, são alguns dos exemplos de alimentos riquíssimos em ômega-3.
HORTELÃ
A hortelã contém vitaminas do complexo B, cálcio e potássio,componentes que auxiliam na digestão, principalmente se consumida após as refeições.
Um estudo realizado pela Universidade de Wheeling Jesuit demonstrou, após acompanhar 27 adultos durante 5 dias, que aqueles que inalaram o óleo de hortelã a cada duas horas consumiram cerca de 350 calorias diária a menos do que aqueles que não passaram pelo mesmo procedimento.
A hortelã é rica em vitaminas do complexo B, cálcio e potássio e componentes que auxiliam na digestão.
CHÁ VERDE
O chá verde tem a capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue, o que inibe a ação da amilase, que é a enzima responsável por digerir os carboidratos. Logo, este chá pode diminuir a compulsão por carboidratos, além de acelerar o trânsito intestinal e aumentar o metabolismo, levando o organismo à queima de calorias.
O chá verde tem a capacidade de reduzir os níveis de açúcar no sangue,
diminuir a compulsão por carboidratos, acelerar o trânsito intestinal e aumentar o metabolismo,
diminuir a compulsão por carboidratos, acelerar o trânsito intestinal e aumentar o metabolismo,
Além destes alimentos, podemos ainda citar vários outros, como por exemplo: chá de hibisco, água gelada, acelga, nabo, rúcula,couve, guaraná em pó, alimentos ricos em fibras (grãos integrais, legumes, frutas e verduras), açafrão, curry, wasabi, dentre outros.
MUDANÇA DE HÁBITOS
A mudança de hábitos é extremamente fundamental em um processo de emagrecimento saudável.
Afinal, os termogênicos sozinhos não podem nos induzir a perda de peso, o que em outras palavras significa que algum suor deverá ser gasto para sermos bem sucedidos nessa empreitada.
Por isso atenção às seguintes dicas:
- Fracione a alimentação. Isso quer dizer que devemos consumir menos comida mais vezes ao dia. Logo, ao invés de comermos apenas no café da manhã, almoço e jantar, o ideal é realizarmos 6 pequenas refeições balanceadas ao dia.
Dessa maneira o organismo entenderá que receberá alimento em curto período de tempo, e deixará de poupar calorias.
A longo prazo seu estômago encolherá em 30%, o metabolismo será mais acelerado, a ingestão calórica diminuirá em 10% e você poderá perder até 2 kg por mês.
Mas não se esqueça de realizar estas refeições religiosamente, em horários regulares.
- Tome o café da manhã sempre. Quem pula esta refeição reduz a velocidade do metabolismo. Uma famosa nutricionista das celebridades de Hollywood, Tammy, realizou experiências consigo.
Cortou o café da manhã durante seis meses. E descobriu que as calorias desta refeição foram somadas ao almoço. No fim deste período, notou um aumento de sua gordura corporal em 2,9% e engordou quase 2 kg, mesmo mantendo seu consumo ideal de calorias por dia e os exercícios físicos.
- Beba muita água. Isto significa o consumo de pelo menos 6 copos de água por dia. Na mesma experiência realizada por Tammy, a nutricionista decidiu deixar de ingerir seus 2 litros de água por dia e passou a consumir somente 3 copos de 230 ml.
Depois de 1 mês ela relatou que sentia-se tonta, principalmente durante as atividades físicas, notou que sua pele ressecou e sua concentração caiu. E por fim, as estatísticas demonstraram que ela havia ganho 3,7% de gordura e engordado 1 kg.
- Saia do sedentarismo. Naturalmente, sem o uso de termogênicos, exercícios físicos aumentam nosso gasto energético. Mas, quando associada ao consumo de alimentos termogênicos, a atividade física regular pode manter o metabolismo funcionando corretamente.
Além disso, nesse processo, o metabolismo acelera e queima calorias, ou seja, se torna mais eficiente.
Neste caso, opte pela musculação, pois apesar de todos os tipos de exercícios serem benéficos, este em especial nos permite maximizar o rendimento do metabolismo.
Isso acontece por que os músculos necessitam mais energias para serem trabalhados, eles são capazes de queimar calorias mesmo quando estamos em repouso (Endocrinologista Pedro Saddi, USP).
- Exercícios aeróbicos também ajudam. Com esse tipo de exercícios a taxa metabólica aumentará 25%.
- Para aqueles que não apresentam problemas em consumir café, a ingestão de duas xícaras diárias ajuda a acelerar o metabolismo, além de oferecer o “gás” necessário para a realização de atividades físicas.
- Evite dietas rígidas, baixas em calorias.
Quando associada ao consumo de alimentos termogênicos, a atividade física regular pode manter o metabolismo funcionando corretamente.
SUCO PARA ACELERAR O METABOLISMO
E para finalizar, deixamos uma deliciosa receita, criada pela nutricionista Brunna Mendonda (Dietas Delivery), de um suco para acelerar o metabolismo.
Ingredientes
- ½ unidade de maçã vermelha
- ½ fatia fina de abacaxi
- ¼ pedaço pequeno de gengibre
- 1 colher (sopa) de hortelã
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 1 colher (chá) de chá verde.
Preparo
Primeiramente faça o chá verde e deixe esfriar. Depois de pronto,bata-o no liquidificador com os demais ingredientes e consuma na hora.
Em sua entrevista à corpoacorpo.uol a especialista garante que além de acelerar o metabolismo o suco também elimina toxinas!
Fonte: Viva bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário